Porque seu cabelo não cresce?
Você sabia que nosso cabelo tem tempo de vida? Isso mesmo, e por isso alguns cabelos não vivem tempo suficiente para ser comprido, essa pode ser uma das causas que você não consegue ter o cabelão dos seus sonhos!
Poucas pessoas sabem disso, mas nosso cabelo tem em média de 2 a 6 anos de vida, isso quer dizer que se você não consegue ter o cabelo comprido, ele está sempre do mesmo tamanho pode ser porque o tempo de vida dele é curto.
Nosso cabelo cresce em média 1.25 cm por mês, embora de 5 em 5 meses atravesse um período de repouso,(nem todo pelo se encontra em simultâneo em período de crescimento ou de repouso) então vamos imaginar que o tempo de vida do seu cabelo é de 3 anos, então ele vai ter o comprimento total de 1.25 cm X 36 meses = 45 cm.
Ele se renova de 3 em 3 anos, então o máximo de comprimento que você vai ter (sem nunca cortar e sem contabilizar o tempo de repouso) “seria” de 45 cm.
Isso são dados de estimativa, claro que somos seres individuais e os valores podem alterar de pessoa para pessoa.
Claro que durante o seu tempo de vida o cabelo passa por 3 fases:
- Anagéneo
O período de crescimento do cabelo – as células dentro da raiz são ativos e o novo cabelo é formado. Enquanto a papila permanece em boas condições neste processo permanecerá ativo por 1-7 anos, com uma taxa média de crescimento de um centímetro por mês.
- Catagénea
Um período de transição tem lugar ao longo de 2-3 semanas – o crescimento pára e a raiz do cabelo se desprende-se da papila.
- Telogénea
A fase de repouso que continua por um período de 3-5 meses – durante este período a papila repousa e sem um fornecimento de nutrientes, a raiz do cabelo existente encolhe, deixando espaço para o crescimento do novo cabelo dentro do folículo.
Outro fatores que atrapalham o crescimento do cabelo são alguns tipos de químicas:
Descoloração – ao clarear o cabelo, principalmente com descolorante é como se o produto fosse retirar a cor do seu cabelo, nesse processo perde-se também água, queratina e nutrientes. Depende claro do tanto de cor que vai ser retirado e da cor original do seu cabelo.
Então quanto mais forte for a descoloração do fio, mais danos causa, normalmente tratamos as pontas secas com cortes, também é comum a elasticidade do fio que pode fazer o cabelo quebrar.
Alisamento – no processo de alisamento do fio a maior parte dos princípios ativos da química vai criar uma elasticidade no fio para o efeito esticado, e nesse processo pode ocorrer quebra do fio, principalmente na parte mais fraca, essa também é uma causa comum de pessoas que alisam o cabelo não conseguirem ter o cabelo comprido.
Tratamentos que ajudam a crescer o cabelo
Por norma existem sim alguns tratamentos que vão dar longevidade ao fio e evitar que precisem de cortes nas pontas.
Longevidade ao fio
As vitaminas principalmente de via oral, elas têm a capacidade de nutrir o fio e fazer ele durar mais tempo, assim como diminuir as perdas e acelerar o crescimento.
As ampolas e shampoos anti-quedas ou de crescimento são menos importantes que as vitaminas mas combinado com elas são sim uma ajuda extra.
Tratamentos para evitar corte
Somente vemos o crescimento do cabelo na prática se deixarmos de cortar, o cabelo que é cortado de 3 em 3 meses, 2 dedos por exemplo estará sempre do mesmo tamanho, porque tudo que cresce em três meses é cortado então ele vai se manter sempre no mesmo comprimento.
O cabelo natural e sem química é o melhor candidato a crescer porque ele não se estraga com facilidade.
Cabelos com químicas precisam de reposição de massa capilar. 90% do nosso fio é queratina, então ela é necessária para repor o que falta, assim como hidratação e nutrição.
Manter o cronograma capilar em dia vai ajudar seu cabelo crescer!
Deixe uma resposta