Cauterização capilar é o mesmo que reposição de queratina, nosso cabelo consiste em quase 90% de queratina por isso a falta de queratina faz a pessoa literalmente perder os cabelos.

Mas o nome cauterização capilar surgiu da forma como era e ainda é feita a reposição de queratina no fio, através de calor.

Colocamos a queratina no fio e selamos com a prancha criando assim um efeito de cauterização capilar principalmente pelo fato de usar calor para que a queratina penetre no fio.

Quando fazer uma cauterização capilar?

Nosso cabelo em natura é provável que nunca precise de uma cauterização porque ele foi feito para aguentar o clima, a água e as várias situações naturais que somos expostos no dia a dia.

Porém com alterações drásticas no fio usando química podemos sim danificar a ponto de retirar a queratina natural do fio criando necessidade de repor queratina através da cauterização capilar.

Exemplo de cabelo que precisa de cauterização

Se seu cabeleireiro um tom escuro por exemplo e você quer ele num tom platinado, para chegar nessa cor vai ter que descolorir o fio ou seja retirar cor e esse processo retira também queratina.

Por isso as loiras precisam de cauterizar o cabelo sempre que fizerem uma descoloração.

Outro exemplo seria o alisamento que assim como o descolorante para modificar o formato do fio age afinando esse fio e nesse processo retira muita queratina do fio.

A queratina está no interior do fio e só é roçada quando usamos uma química que penetre no fio, para penetrar menina fio sempre é preciso usar calor.

Seja o produto que aquece ou uma máquina para fornecer o calor necessário.

Para finalizar gostaria de dizer que se você alisa ou descolore e nunca fez uma cauterização é bem provável que precise.

Por outro lado se seu cabelo é natural e nunca passou por transformações drásticas não faça a cauterização capilar pois seu cabelo já tem queratina e excesso de queratina faz mal ao fio, danifica a ponto de quebrar o cabelo.

Só para esclarecer cauterização capilar não alisa o fio e nem modifica o fio, sua única função é repor queratina se seu cabelo é enrolado e você faz uma cauterização ele deve continuar enrolado pois ela não modifica o fio, se isso acontecer é provável que não seja a cauterização de verdade.

Como fazer Cauterização Capilar em casa

Você pode fazer sim esse tratamento em casa vou te dar o passo a passo e sugiro que assista o vídeo também.

Materiais necessários:

  • Shampoo – pode ser anti-resíduo, eu usei o meu normal mesmo.
  • Queratina liquida ou em gel.
  • Máscara de proteína.

aneethun-kera-system-kit-cauterizaco-capilar-4-produtos-169401-mlb20326449519_062015-f

Eu usei os produtos da marca Aneethun KERA system que eu simplesmente amo, mas você está livre para montar seu kit ou usar de outra marca.

Primeiro passo é lavar a cabeça com o shampoo, lembre-se de esfregar somente o couro cabeludo em movimentos circulares.

Enxague bem o cabelo retirando todo o excesso de água ainda sem pentear vamos secar 70% do cabelo com a ajuda de um secador.

Agora vamos aplicar a queratina mecha a mecha e pranchar com a ajuda de uma prancha no calor mínimo, a minha estava a 130º, a prancha pode ser passada no máximo 3 vezes em cada mecha.

Feito o processo no cabelo todo vamos enxaguar retirando todo o excesso de queratina e em seguida vamos aplicar a nossa máscara e deixar agir por 20 minutos.

Para finalizar vamos enxaguar o cabelo e secar como preferir eu sequei 100% do cabelo com minha mão e o secador e só depois dele está completamente seco escovei para moldar as pontas assim consigo preservar muito o fio que quando molhado fica elástico e propenso a quebra.

Se você gostou comenta e compartilha por favor.